terça-feira, 25 de setembro de 2012

Arrogante e ignorante




Quando pensei que já havia aprendido tudo, que minha missão estava completa e terminada, ou seja, meus filhos de sangue criados e a minha cota de dedicação à educação dos filhos alheios findada, percebi o tamanho da minha arrogância e ignorância.

 Todo dia a vida apresenta uma nova lição para quem está disposto a aprender.

Demorei um tempo até perceber o óbvio. Sempre fui e sempre serei, simultaneamente, aluna e professora. O vínculo é eterno, não é uma opção e sim uma realidade necessária para o crescimento do individuo e que se encontra ao alcance de todos.

Manter sempre a mente alerta e aberta para todo e qualquer ensinamento disponível, venha de onde vier.

A Mãe Natureza e nós os filhos da Terra, em uma permuta permanente, onde o dualismo é uma constante.

Aprender com o bem e o mal, com o bom e o mau, com o que é visível e principalmente com o que está invisível ao nosso olhar de simples mortais.

Perceber o que está escrito nas entrelinhas, acreditar na intuição, ter discernimento, esmiuçar tudo até a última instância e questionar constantemente. Não acreditar em pratos feitos, o que parece estar pronto pode ser uma armadilha, analisar friamente sempre, evitando a robotização e o atrofiamento da mente.

Não somos uma massa, somos únicos e temos o dever de fazer a diferença valer apena.

Tivemos grandes mestres como exemplo, nos foi passado todo tipo de ensinamentos, mas parece que ser torpe é muito mais fácil, pois a mudança requer trabalho árduo e incessante.

Lemos e escutamos, porém não fazemos valer o que é pregado. Não assimilamos, não ouvimos com a alma, nem enxergamos com o coração, o que faz com que levemos uma vida vazia, correndo atrás do próprio rabo.

Muitos pregadores são exemplos vivos do ditado: Faça o que eu digo, não faça o que eu faço. Como podemos segui-los se eles não nos dão o exemplo tão esperado?
Creio que o importante tem que ser o que fazemos, estar com as nossas consciências em paz, tentar aprender com os exemplos da Mãe e nunca dar algo por terminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário