segunda-feira, 9 de abril de 2012

Incompetente ou inexperiente?


A doutora perita da pericia


Meu Pai celestial, eu sei da sua onipresença, portanto testemunhaste o meu sofrimento diante “dela”. Fazendo uma comparação: a cena era a de um cordeiro tentando se defender de um leão faminto.

Nunca vi nada igual! Levei umas anotações, por causa da minha falta de memória, era apenas um roteiro com tópicos que permitiriam lembrar-me dos fatos e dos profissionais envolvidos na minha caminhada desde que fiquei doente, há três anos, até o ponto onde me encontro hoje.

 Primeiro desarmou-me! Fez isso sarcasticamente, com zombaria e ares de supremacia, ordenando que eu guardasse as minhas anotações e dizendo algo assim como: – Isto é uma audiência não é uma brincadeira!

Deixou bem claro que era um inquisidor. Senti-me como um aprendiz de bruxa totalmente despreparada sendo engolida viva, ela não quis nem perder tempo com o ritual de queimar-me na fogueira.

Amedrontar-me e desestruturar-me foi o seu primeiro passo em direção ao meu massacre.

A tal pessoa ria, me chacoteava, criticava tudo o que eu falava ou argumentava, sem dó nem piedade.

Uma doutora doutrinada para matar, sem piedade ou compaixão, eu nunca vi nada mais descabido.

Passei dias, semanas, tensa, preparando-me para este encontro, mas em nenhum momento passou pela minha mente que se tratava de um enfrentamento covarde, desigual e desleal. Pegou-me de surpresa, totalmente fragilizada e despreparada.

Gostaria que isto que escrevo seja mais do que um desabafo ou uma catarse, quero ajudar as pessoas que por algum motivo vão se deparar com um problema semelhante ao meu. Ou seja, alguém que esteja movendo uma ação contra um órgão governamental por estar doente, física e mentalmente, sem a menor condição de trabalhar.

Na hora que lhe derem a data da pericia médica, preparem-se porque o buraco é muito mais embaixo do que possam imaginar. Estejam aptos a suportar todo tipo de humilhação e de golpes baixos, saibam que deixá-los indignados é só o começo da prática, conforme a pericia vai avançando tudo piora você se desequilibra e perde o rumo.

Esteja certo de que todos os médicos, todos os diagnósticos, corretos ou não, que todos os atestados médicos e exames não valem nada. Os profissionais que te atenderam não passam de médicos despreparados. Por exemplo: um médico formado na UFRJ, com mestrado no Hospital da Lagoa e que exerce sua profissão há muitos anos, este profissional quando erra em seus diagnósticos não é por incompetência e sim por inexperiência.

Os médicos que acertaram o meu diagnostico também são despreparados e a fibromialgia, acompanhada por distúrbios neurológicos e psicológicos, não passa de um modismo. Foi exatamente o que ela, a Super Médica Perita disse: – Engraçado, essa doença virou moda, todo mundo tem.

Foram os quarenta minutos mais longos da minha história, fui humilhada, achincalhada e desmoralizada e o que é pior não consegui me defender. Ao sair da sala eu não valia nada, ela me transformara, naquele momento eu estava vazia e oca.

Suas palavras, seu jeito de agir e falar ainda ecoam dentro de mim. Sua estampa está gravada em minha mente, o meu corpo saiu daquela sala, mas o meu eu ainda não conseguiu.

Lembro-me neste instante em que escrevo dos presos políticos da era militar, seus algozes com certeza usavam esse tipo de tática, para mim só ficou faltando a tortura física, pois a mental foi completa.

 Saí da sala de interrogatório com uma faixa imaginária, igualzinha a essas das misses, com os seguintes dizeres bordados com lantejoulas douradas em veludo vermelho: Miss Babaca 2012.

Gostaria de poder dar a esta criatura o meu corpo por algum tempo, assim ela perceberia que eu não sou adepta a modismos, e que ao sair dele tivesse a certeza de que ela não é nada além de uma presunçosa, arrogante, prepotente, ignorante e INCOMPETENTE. Ou seria INEXPERIENTE?

Vivendo e aprendendo! È muito triste, mas eu estou mais convicta de que a desigualdade entre seres humanos e desumanos é muito desproporcional.



Dedico este pequeno texto a uma médica perita que crê que é onipotente. 



Viviana Moreira



P.S. :Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência.







Nenhum comentário:

Postar um comentário